Avaliação

14 Junho 2009

Há três anos iniciámos uma caminhada que agora termina. Quando olho para trás, recordo as caras de todos, ainda muito meninos e meninas na expectativa do que lhes reservava o novo professor de Língua Portuguesa.

Como vos disse logo nas primeiras aulas, estávamos a começar uma maratona e que precisaríamos de muito treino para conseguir atingir os nosso objectivos.
Recordam-se da primeira vez que vos falei do blogue? Certamente que sim!

Nessa altura falei-vos do projecto de criarmos um blogue.
Eis que chegamos ao momento de cada um de nós se pronunciar – com sinceridade –  acerca dos contributos deste projecto.

Cada um de vós deve falar livremente. Sugiro, entretanto, alguns tópicos:

  • O que aprendi?
  • Aprendi só Língua Portuguesa?
  • Que outras aprendizagens / competência desenvolvi graças ao blogue?
  • Qual foi a minha maior aprendizagem?
  • O que poderia ter funcionado melhor?
  • Três palavras que caracterizam o meu trabalho no blogue.

Gostava ainda que reflectissem no seguinte:

  • Pensas que te ajudou para o futuro? Se sim, em quê?
  • Consideras que um projecto deste género seria importante no 10.º ano?
  • Tens sugestões para outro tipo de trabalho, também com tecnologias, para o 10.º ano?

Estes são apenas alguns tópicos para estruturares o teu texto. Como sabes, nada te pode impedir de dizer o que pensas, o que sentes acerca deste projecto. Por favor, expressa com sinceridade a tua opinião.


Anúncios

19 Responses to “Avaliação”

  1. Joao Fernandes Says:

    Aprendi várias coisas, desde as coisas mais simples da Língua Portuguesa até às mais difíceis.

    Não, por exemplo no livro “Os Lusíadas” aprendemos História e um pouco de Geografia.

    Através do blog desenvolvi outras competências como aprender a trabalhar com ferramentas digitais (Ex: SlideShare…)

    Nestes 3 anos as coisas em que mais “cresci” foram na leitura e na escrita.

    No 7º ano as leituras estavam a ser muito controladas o que fazia com que nós, os alunos lêssemos mais. No 8º e 9º ano o controlo foi menor logo penso que em geral alunos leram menos.

    Sim, como já referi em cima, o blog foi incentivo na leitura e na escrita, o que de forma indirecta vai ajudar os alunos no futuro, tanto na área das tecnologias como a escrever um texto sem erros ortográficos.

    Sim, continuava a ser uma forma de incentivar os alunos a ler e escrever.

    Não, outro projecto relacionado com tecnologias não. Mas gostaria que o projecto deste blog continuasse.

  2. Helena Costa Says:

    Ao longo destes 3 anos acredito que todos evoluímos e crescemos, não só no âmbito da Língua Portuguesa, mas também ao nível das TIC, ao nível de cultura geral e ao nível dos valores pessoais.
    Graças ao blogue, um projecto que no início não parecia prometer muito, todos e cada um de nós pode demonstrar a sua capacidade de pesquisa, de síntese e uma das que considero mais fundamentais, a capacidade de cooperação e de inter-ajuda.
    Sinto que o que a competência mais desenvolvida, em geral, foi a escrita e é bastante visível também o aumento do ritmo de leitura.
    Com a participação e empenho de todos, sem dúvida que este projecto poderia ter corrido ainda melhor, mas o facto de nem todos terem acesso à Internet foi condicionante.
    Actualmente, as tecnologias são uma base fundamental para qualquer profissão, portanto o blogue foi uma ajuda essencial para o nosso futuro.
    Considero necessário o uso de tecnologias na educação, logo um projecto do género para o próximo ano só nos traria benefícios.
    Apesar de este projecto terminar este ano, tenho intenção de continuar com o meu próprio blogue, pois acredito que posso continuar a ganhar e a crescer cada vez mais com ele.

  3. Luísa Freixo Says:

    Nestes 3 anos aprendi a tornar-me mais responsável nas minhas tarefas e a ganhar métodos de estudo. Descobri novas coisas no campo da Língua Portuguesa e não só. Principalmente no 9ºano encontrei algum gosto pela leitura, pois com a ajuda do professor fui capaz de ler livros que verdadeiramente gostava. Com o projecto do blogue consegui adquirir vários conhecimentos na área das TIC e ganhar mais incentivo para escrever. Foi bom poder estar facilmente em contacto uns com os outros e poder expor as minhas dúvidas com o professor sempre que as tivesse. No 10ºano era importante haver uma ferramenta de trabalho como o blogue, pois trabalhamos muito bem com este tipo de projectos.

  4. José Says:

    Estes três anos foram essenciais para começar uma nova etapa com fim de terminar os estudos.
    Foram três anos em que crescemos e amadurecemos, ganhamos cultura geral.
    Neste projecto evoluímos bastante ao nível de leitura e escrita e com o empenho de todos, o blog foi-se desenvolvendo porque também os alunos cada vez mais foram utilizando ferramentas digitais importantes para o desempenho do aluno que levaram ao melhoramento das TIC.
    Apesar de ser o ultimo ano e quem continuar para o ano acho que deviam prosseguir com este projecto, para continuarmos a evoluir.

  5. carla enes Says:

    Nestes três anos aprendi muito mesmo, aprendi a ler melhor e a expressar-me um pouco melhor, na escrita, por exemplo.
    Para além da Língua Portuguesa, aprendi a saber pesquisar melhor, a trabalhar em várias ferramentas e a fazer trabalho em síntese.
    Através do blogue aprendi variadas competências, mas que talvez me tenha marcado mais foi a fazermos mapas conceptuais.
    Enquanto aos meus aspectos acho que poderia ter feitos mais textos para o blogue e ter adquirido hábitos de leitura.
    Meu blogue: Crítico, Sincero e Preguiçoso.

    Ajudou para o futuro porque para além de saber ler e escrever, pode-se também adicionar ao nosso Currículo.
    Gostava que continuasse, porque é uma boa ferramenta de trabalho e os alunos gostam. Eu, no próximo ano lectivo vou criar um blogue, que para além de partilhar conhecimentos da Língua Portuguesa, também partilharei de outras disciplinas.

    Gostei de o ter como professor.

  6. Altina Says:

    Olá a todos,

    Estive a ver o desafio do vosso Professor e as respostas que já deram: parece que a avaliação é muito positiva.
    No entanto, ouso pedir-vos para, se puderem, serem mais explícitos nos vossos comentários. Por exemplo: em vez de dizerem “melhorei a leitura e a escrita” refiram alguns dos conteúdos que aprenderam melhor ou competências que sentem que desenvolveram; em vez de dizerem “descobri muitas coisas novas”, refiram duas ou três dessas “coisas”.
    Pode ser? Ou já é pedir muito a quem deu tanto e tão bom neste trabalho do blogue? É que sei que têm muito mais para dizer, podem é estar cansados, o que natural para quem tanto trabalhou e está no fim do ano lectivo.

    Reforço as felicitaçãoes para todos Vós e para o vosso Professor: este trabalho é exemplar, raro e brilhante. Sintam-se orgulhosos dele!

    🙂
    Altina

    • Paulo Faria Says:

      Obrigado professora Altina.

      Esta semana foi muito difícil, porque tivemos aulas intensivas toda as as manhãs. Pedi a todos que falassem acerca do blogue, mas não tive coragem de exigir mais.
      Espero que depois do exame de amanhã tenham oportunidade de fazer mais comentários, seguindo as orientações da professora Altina.

      Sublinho que devem falar em casos concretos das nossas aulas. Por exemplo, quando se fala de leitura, dêem exemplos concretos de actividades que realizámos; quando falamos de escrita, igualmente.

      Obrigado. Boa sorte para o exame! Amanhã lá estarei.

  7. João Fernandes Says:

    Desejo boa sorte a toda a gente que irá realizar o exame amanhã 🙂

  8. Diana Cachada Says:

    Foram três anos de aprendizagem, não só de Língua Portuguesa mas também das TIC que contribuirá para o nosso futuro nos vários cursos que cada um pretende seguir.
    Com este trabalho adquiri hábitos de leitura, que não os tinha, e também evolui ao nível da escrita, produzindo textos de melhor qualidade.
    Este projecto podia ter funcionado melhor, pois nem todos tinhamos Internet, mas acho que tirando isso tudo resultou da melhor maneira e todos gostámos de trabalhar com esta ferramenta.
    Um projecto que acho que deveria continuar pois assim adquirimos mais alguns conhecimentos. Mas como foi decidido durar estes três anos acho que para o 10ºAno poderíamos optar por outro trabalho. Não é necessário um blog, mas acho que outra ferramenta digital seria intressante.

  9. Sofia Vale Says:

    A ideia de criarmos um blogue para a disciplina de Língua Portuguesa entusiasmou-nos, e com ele cresceu o desejo de escrever mais.
    Agora, passados 3 anos olho para trás e inocentemente aprendi várias coisas que continuarão a crescer comigo. Realço o hábito de leitura que adquiri, pois considero a leitura muito importante para o meu futuro. Através das páginas de um livro viajamos por lugares inexistentes, descobrimos, exploramos, aprendemos.
    Penso que um projecto novo, deste género é indispensável para o 10º ano dado que nos incentivos a trabalhar e a aprender.

  10. Ana Veloso Says:

    Foram três em que me apercebi realmente do que era aprender Língua Portuguesa. Houve momentos de menos interesse, mas que foram superados por aqueles momentos de grande proveito e que nunca vão ser esquecidos. Não aprendi só Língua Portuguesa, aprendemos um pouco de tudo. Graças ao blogue tivemos a oportunidade de trabalhar com diversas ferramentas digitas tais como bubbl, slideshare, entre outras. Acho que todos evoluímos muito ao nível da escrita, não só pelo blogue mas também pela persistência do professor na escrita. Este projecto ajudou-nos para o futuro tanto ao nível da escrita como no nosso desenvolvimento ao nível das novas tecnologias. Sim, um projecto deste género seria importante no 10º ano, era bom que dessem continuidade ao blogue.

  11. Isabel Dias Says:

    Três anos já se passaram e parece que foi ontem que iniciamos este projecto.
    Como qualquer projecto houveram dificuldades que tiveram de ser superadas e barreiras que tiveram de ser ultrapassadas. Falo, agora, das pessoas que não têm Internet em casa, como é o meu caso, pois é difícil estarmos sempre ocorrentes das novidades e desafios que vão surgindo no blogue e de, muitas vezes, conseguirmos publicar os nossos trabalhos. Foi um factor bastante condicionante, mas acho que não foi isso que nos impediu de colaborar de forma activa e participativa no blogue.
    Contudo, acho que o resultado é muito positivo. Digo isto, uma vez que esta ferramenta pedagógica fez com que ganhássemos ritmos de leitura e desenvolvêssemos a escrita, artes fundamentais durante toda a nossa vida e que estão inteiramente relacionadas. É através da leitura que adquirimos novos vocábulos e expressões e desenvolvemos a nossa criatividade que depois nos é útil quando redigimos textos.
    Para além disso, foi graças a este projecto que crescemos a nível intelectual e social, isto é, desenvolvemos a nossa responsabilidade e o espírito de inter-ajuda.
    Mas, claro que foi uma mais valia a colaboração do professor, um professor presente na medida do possível por meio desta ferramenta digital, pronto a esclarecer-nos algumas dúvidas quando as tínhamos. Foi também um professor rigoroso e persiste no que diz respeito ao interesse dos alunos pela leitura e produção escrita.
    Desta forma, considero que este portefólio digital foi importante na aquisição de novos conhecimentos a nível da disciplina de Língua Portuguesa, mas também a nível de outras disciplinas, nomeadamente das TIC, hoje em dia indispensáveis em quase todas as áreas profissionais.
    Por isso, na minha opinião penso que este projecto não devia terminar ou que no 10º ano houvesse uma ferramenta de trabalho parecida com esta.

  12. Diana Sá Says:

    •O que aprendi?

    Adquiri muitos conhecimentos, não só relativos à disciplina de Língua Portuguesa.

    •Aprendi só Língua Portuguesa?

    Não, os conhecimentos foram variados, como por exemplo o conhecimento de “Os Lusíadas”, assim como as várias diferenças que existem na nossa sociedade.

    •Que outras aprendizagens / competência desenvolvi graças ao blogue?

    Utilização de ferramentas digitais.

    •Qual foi a minha maior aprendizagem?

    Os aspectos que mais desenvolvi durante estes anos foram a leitura e a escrita.

    •Pensas que te ajudou para o futuro? Se sim, em quê?

    Sim, pois enriquecemos a nossa capacidade de pesquisa, “crescemos” pois aprendemos a cooperar uns com os outros e a inter-ajudarmo-nos.

    •Consideras que um projecto deste género seria importante no 10.º ano?

    Sim, pois durante estes três anos foi muito vantajoso.

  13. Sara Branco Says:

    Passaram-se os três anos e chegou o momento deste projecto chegar ao fim. Com o blogue aprendemos, não só Língua Portuguesa, aprendemos a utilizar novas ferramentas digitais que serão sempre importantes. Graças a esta iniciativa eu, e penso que todos os outros, passámos a ler muito mais, respondemos a propostas do professor, melhorando, assim, a nossa escrita. A ideia de fazermos resumos após a leitura dos livros foi boa, pois, livro após livro, resumo após resumo a nossa escrita melhorou e usamos novos vocábulo. Este projecto poderia ter funcionado melhor se todos os alunos tivessem respondido à maior parte das propostas, e se colocassem textos ou outro tipo de trabalhos regularmente nos seus blogues.
    Penso que este projecto me ajudou imenso para o futuro. Para várias coisas precisei de fazer pesquisas, de trabalhar em diferentes programas, de fazer sínteses sobre vários assuntos e, se no futuro precisar de fazer este tipo de coisas já as conseguirei fazer com mais facilidade.
    Considero que seria importante um projecto deste género para o 10ºano.

  14. Paulo Faria Says:

    Comentário do Pedro Santos

    Eu aprendi muita coisa que demos estes dois anos. Fiquei com muita coisa na cabeça que me pode ajudar para o futuro. Eu não aprendi só Língua Portuguesa, como também fiquei a conhecer muita coisa de História e Geografia. Aprendi, graças ao blogue, mexer mais na Internet, porque antes não ligava muito a isto, e agora gosto. A minha maior aprendizagem,juntamente com muitas dificuldades foi escrever e publicar os textos. O que poderia ter funcionado melhor, foi aprender mais coisas sobre como trabalhar num blogue.
    O trabalho, acho que foi muito bom, magnífico e interessante.
    Acho que sim, vou continuar a escrever no blogue, se continuar a existir o blogue, e para o futuro, vou ligar mais às tecnologias, que são muito interessantes.
    Sim, eu acho que este projecto deveria continuar, apesar de eu não escrever muito nele, acho que deveria continuar. Não, não tenho nenhuma sugestão.


  15. Chega agora a altura de escrevermos nós, parte do epílogo destes longos três anos. Três anos de esforço para aprendermos a Língua Portugesa, o manusear das mais inimagináveis ferramentas digitais, a interacção entre alunos e professor. Três anos em que escrevemos mais, mais e mais. E foi escrevendo, fosse como resposta a deafios do professor, continuação de hisórias começadas, ou até mesmo aos meus ainda hoje “não-amados” resumos, que pouco a pouco fomos escrevendo melhor.
    Mas foi a leitura que teve mais evolução ao longo destes três anos. Aumentou o ritmo de leitura. Aumentou o gosto pela leitura.
    Mas como est projecto se desenvolve em torno das TIC, nem que fossem “a reboque”, todo este domínio seria desenvolvido e estando nós na era informática, facilmente lhe tomamos o gosto e envoltos em programas novos e fascinantes, mergulhamos TIC adentro e evoluimos a passos largos nesta área, coemçando a construir uma grande base para um futro informático que nos espera.
    Evolução pessoal. EVolução cultural. Evolução.
    Para o 10º ano, seria indispensável um projecto similar a este, em que pudessemos expôr os nossos trabalhos ao ritmo de cada um de nós pudesse fazê-lo. Proponho, talvez,uma rede social ning com a temática deste blog.

    • Paulo Faria Says:

      Sabes, Pedro, estás perfeitamente sincronizado com o que penso para o próximo ano. Tenho em mente e em preparação já para próximo ano vários projectos, um dos quais é justamente uma rede social. Terei de a estruturar bem, naturalmente de acordo com o que se pretende.

      Mas o blogue ainda não acabou – farei mais dois ou três posts.

      Desejo-te umas merecidas férias! Parabéns pelo trabalho que realizaste.

  16. Daniel Silva Says:

    Chegámos à meta, iniciada à três anos, três anos duros e recheados de trabalho e esforço, mas sem dúvida deslumbrantes. O nosso trabalho, da turma e do professor, foi sem dúvida dedicado à disciplina de Português, o que mais me cativa é que o prof criou uma harmonia tão grande com os alunos que por vezes pensávamos que ele é da nossa família. Aliás, eu vejo nos como uma família, que se ajuda mutuamente, e está sempre disponível.

    É um prof extraordinário, sempre empenhado em criar novos projectos, para que a nossa aprendizagem seja mais fácil, não só de perceber mas também de interiorizar.
    Um projecto brilhante e que teve bastante sucesso foi o blogue. Tal como já referido pelos meus colegas é uma coisa muito importante para o sucesso na aprendizagem, desenvolvemos muito a escrita e a leitura.

    É com alguma pena que vejo uma coisa tão boa como o blogue a acabar, não me irei esquecer dos três anos de trabalho que passei com este prof, e do que criei para postar no blogue.

    Através dos comentários isto de certa forma funciona como um chat, o que aconchega ainda mais a ligação professor aluno, e colega com colega.
    Acho que não deveríamos quebrar este projecto e contínua-lo no 10ºano.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: