Gil Vicente

24 Fevereiro 2009

Gil Vicente denunciou os defeitos da sociedade do seu tempo, seguindo a máxima ridendo castigat mores – a rir se corrigem os costumes. Aliás, o Carnaval pode servir como inspiração da inversão de valores, da crítica mordaz aos erros mais grosseiros da sociedade.

Na sociedade de hoje, embora diferente, poderás encontrar outros tipos sociais com afinidades muito próximas das apresentadas pelo Mestre da corte de D. Manuel e de D. João III.

Desafio-te, então, que escrevas tu próprio um texto dramático (com número de personagens a definir por ti) cujo tema seja a crítica social de uma ou várias classes profissionais.
Se quiseres, poderás optar por redigir antes um texto narrativo com o mesmo tema, mas que privilegie o diálogo entre personagens.

13 Responses to “Gil Vicente”

  1. Joao Fernandes Says:

    Boa tarde!
    Professor no nosso texto também pode existir um cais onde as pessoas são julgadas ?

    Aguardo uma resposta…
    fique bem

  2. Paulo Faria Says:

    Claro, João. O importante que tenham consciência crítica para olhar para a nossa sociedade e apontem os “pecados” que considerarem mais relevantes.

  3. Joao Fernandes Says:

    Obrigado!
    Vou fazer o melhor que posso 🙂

  4. Joao Fernandes Says:

    Professor surgiram-me duas dúvidas…

    Neste texto temos de falar por personagens tipo (ministros, jogadores de futebol…).
    Não podemos dizer nomes em concreto (José sócrates…)?

    este texto tem de estar pronto quando?

    fique bem


  5. Professor terminei hoje o meu texto penso que não está muito bem mas eu depois mostro-lho

    Continuação de um bom dia.

  6. Daniel Silva Says:

    Boa noite! Prof publiquei 2 textos no blog se quiser faça um comentário.

    Espero resposta. Continuação de boa noite.

  7. Rui Gomes Says:

    Nao estou a perceber muito bemo que é para fazer

    podia-me dar uma ajuda

  8. Paulo Faria Says:

    Amanhã poderemos esclarecer as tuas dúvidas.

  9. Joao Fernandes Says:

    Professor já pus o texto dramático e um mapa conceptual sobre o teatro vicentino…
    Veja e diga o que acha.
    Boa noite 🙂

  10. pedro santos Says:

    Nao estou a perceber muito bemo que é para fazer

    podia-me dar uma ajuda

  11. pedro santos Says:

    Nao estou a perceber muito bem o que é para fazer

    podia-me dar uma ajuda

  12. pedro santos Says:

    Professor, estou como o Rui Gomes, não percebo o que é para fazer.

  13. Paulo Faria Says:

    Falamos amanhã, pode ser?


Deixe uma Resposta

