Valter Hugo Mãe na nossa escola

20 Novembro 2008

O escritor Valter Hugo Mãe esteve hoje na nossa escola.

Apreciei a forma como todos se comportaram – a atenção com que ouviram e a forma como participaram e por isso estão mesmo de parabéns. Tive a nítida sensação que se estabeleceu uma empatia muito bonita e que gostava voltar a sentir um dia destes.

Já de tarde, numa conversa muito participada, registámos o que ficou deste encontro.

Reescrevia a minha vida com minúsculas, porque as pessoas cometem determinados erros e provavelmente não cometeria alguns deles…

Esperava já ter ser convidado para ir à minha terra natal e quando lá for escreverei um livro.

Só leio um livro uma vez, nunca o releio; quando não me agradam, deixo-os nos bancos do jardim.
Em relação aos meus livros… nunca os leio depois de serem editados.

Um dos meus livros mais marcantes foi a “Metamorfose” de Franz Kafka.

Escrevi o meu primeiro livro aos doze anos.

Acerca de “Os Lusíadas” deviam ser lidos desde do primeiro ano de escola. É uma obra obrigatória. Camões é um génio.

Não me acho superior aos outros. Os que são superiores ficam sozinhos.

Os artistas têm uma certa liberdade que as outras não têm. Escrever em minúsculas é um privilégio. Escrever sem em minúsculas dá mais velocidade ao texto.

É preciso conhecer a regra para fazer a excepção.

Leitura: quando pensamos, pensamos com palavras. E quando conhecemos muitas palavras o nosso cérebro fica mais musculado, porque o ele trabalha com palavras. Por isso seria muito triste ter um corpo muito belo e um cérebro enfezadito.

Acredito em Deus nos momentos bons e nos maus arrancava-lhe as orelhas se me aparecesse à frente.

Gostava de ter sido eu a inventar o galo de Barcelos, como já disse Miró. Foi esta a primeira escola que estive no concelho de Barcelos.

Gosto muito também de Lobo Antunes, José Saramago, Eugénio de Andrade. O facto de não atribuírem ainda o Nobel ao Lobo Antunes é problema para eles… o Nobel é que o merece…

As pessoas têm muitos pudores e têm que se libertar deles…

Sempre tive paixão pela leitura. O meu primeiro livro comprei-o com o meu dinheiro. Para mim ler e escrever era como um brinquedo, uma coisa lúdica.

O acordo ortográfico é importante para não ficarmos cada vez mais pequenos. As pessoas não sabem, mas por exemplo em Moçambique falam-se vários dialectos, inglês e cada vez menos português. Corremos o risco de ficarmos escravos do inglês.

Gostei do elogio do Saramago quando disse que o meu livro foi um tsunami… mas os meus amigos gozaram muito com a situação. Aconteceu que quando estava a chegar ao café diziam: vem aí o tsunanmi…

Gostamos do escritor Valter Hugo Mãe porque foi divertido, tem humor, e é muito simpático.

11 Responses to “Valter Hugo Mãe na nossa escola”


  1. Foi uma conversa, em que ficamos a conhecer melhor o escritor…


  2. caro professor paulo, professora celeste e todos os alunos,
    gostei muito de ter estado na vossa escola. foi muito especial e apreciei o empenho e cuidado com que me receberam. e sim, portaram-se todos muito bem, acho até que se portaram melhor do que eu, que sou sempre muito informal.
    muito obrigado a todos. pelo cuidado e interesse.
    abraço grande

  3. carla enes Says:

    Eu gostei muito da conversa que tivemos com valter hugo mãe, gostei muito da maneira que falava, da liberdade, da voz pacífica e tudo sem receios.

    Gostava que trouxessem mais escritores à escola.


  4. Concordo com a Carla!
    Era bom que trouxessem mais escritores é EBI VILA-COVA!

  5. Luísa Freixo Says:

    Oi!
    Gostei muito da coversa com o escritor Valter. É bom termos conversas assim com escritores, aprendemos muitas coisas. Acho que o escritor Valter tem umas ideias muito fortes, não segue as ideias dos outros como a maior parte das pessoas. Não faz as coisas só porque os outros acham ou não que deve fazer.
    E como a Carla e o João também gostava que viessem mais escritores à nossa escola.

    Boa Noite!!!!

  6. carla enes Says:

    Em relação ao que a Luísa disse das ideias fortes também concordo, e acho que o facto de valter hugo mãe escrever sempre com letras pequenas é uma ideia muito forte porque o texto lê-se mais rápido, sempre a fluir como o valter hugo mãe disse.

    Nunca tinha visto nenhum escritor a escrever sempre com letras pequenas.

  7. Paulo Faria Says:

    Eu também partilho das ideias da Luísa: o valter hugo mãe é um escritor diferente. Vou arranjar um espaço para ler “o remorso de baltazar serapião” e logo direi mais alguma coisa.

    Nem sabem como fico feliz pelo facto de a vinda de um escritor à escola ter contribuído para que todos nós cresçamos um bocadinho mais.

    Um bom fim-de-semana a todos.


  8. Sim, um escritor com ideias muito fortes de facto, concordo com a Luísa, e quanta a virem mais escritores á escola, eles ensinam-nos coisas sobre como escrever bem, é muito bom trazer escritores á escola, pois assim aprenderemos sempre mais.

  9. Gabriel Vilas Boas Says:

    De facto a vinda do escritor aqui à escola foi uma maneira de nos incentivar á leitura.
    Bom fim de semana a todos.

  10. Sara Branco Says:

    Gostei muito do encontro, na passada Quinta-Feira, com o escritor Valter Hugo Mãe. É um escritor diferente. Uma destas diferenças é o facto de não usar as letras maiúsculas. É um aspecto interessante.
    Acho que este encontro enriqueceu-nos um pouco a todos. Incentivou-nos bastante à leitua.

    Bom fim-de-semana

  11. Ana Rita Duarte Says:

    Sem dúvida que a conversa com o escritor valter hugo mãe fez com que todos os alunos ficassem a pensar no que este disse. Como a Luísa disse tem umas ideias muito fortes e isso faz a diferença.


Deixe uma Resposta

