A que sabe a liberdade

24 Abril 2008

Na véspera do 25 de Abril, desafio-vos a que escrevam uma palavra, um poema,
um texto, sobre o “Sabor da Liberdade“.
Fica este poema do Manuel Alegre
para nos ajudar a pensar.

 
Trova do vento que passa

Pergunto ao vento que passa
notícias do meu país
e o vento cala a desgraça
o vento nada me diz.

Pergunto aos rios que levam
tanto sonho à flor das águas
e os rios não me sossegam
levam sonhos deixam mágoas.

Levam sonhos deixam mágoas
ai rios do meu país
minha pátria à flor das águas
para onde vais? Ninguém diz.

Se o verde trevo desfolhas
pede notícias e diz
ao trevo de quatro folhas
que morro por meu país.

Pergunto à gente que passa
por que vai de olhos no chão.
Silêncio -- é tudo o que tem
quem vive na servidão.

Vi florir os verdes ramos
direitos e ao céu voltados.
E a quem gosta de ter amos
vi sempre os ombros curvados.

E o vento não me diz nada
ninguém diz nada de novo.
Vi minha pátria pregada
nos braços em cruz do povo.

Vi minha pátria na margem
dos rios que vão pró mar
como quem ama a viagem
mas tem sempre de ficar.

Vi navios a partir
(minha pátria à flor das águas)
vi minha pátria florir
(verdes folhas verdes mágoas).

Há quem te queira ignorada
e fale pátria em teu nome.
Eu vi-te crucificada
nos braços negros da fome.

E o vento não me diz nada
só o silêncio persiste.
Vi minha pátria parada
à beira de um rio triste.

Ninguém diz nada de novo
se notícias vou pedindo
nas mãos vazias do povo
vi minha pátria florindo.

E a noite cresce por dentro
dos homens do meu país.
Peço notícias ao vento
e o vento nada me diz.

Quatro folhas tem o trevo
liberdade quatro sílabas.
Não sabem ler é verdade
aqueles pra quem eu escrevo.

Mas há sempre uma candeia
dentro da própria desgraça
há sempre alguém que semeia
canções no vento que passa.

Mesmo na noite mais triste
em tempo de sevidão
há sempre alguém que resiste
há sempre alguém que diz não.

                 Manuel Alegre
21 Responses to “A que sabe a liberdade”

  1. Rui Gomes Says:

    A Liberdade é o que nos faz felizes.


  2. Não há excesso de liberdade se aqueles que são livres são responsáveis. O problema é liberdade sem responsabilidade.

  3. Rafaela Says:

    “Os que não dão a liberdade aos outros não são dignos dela.”

  4. Rui Batista Says:

    A Liberdade traz-nos Paz, Amor e Felicidade.

  5. pedro Says:

    A liberdade é fazer tudo o que queremos, porque sem liberdade não se faz nada.


  6. Liberdade é o direito de fazer tudo aquilo que as leis permitem.

  7. Helder leal Says:

    25 de Abril de 1974 = LIBERDADE


  8. A Liberdade é o direito de poder-mos fazer tudo aquilo que nós queremos.

  9. Diana Vale Says:

    A Liberdade é viver com todos os nossos direitos e deveres, é sentir que as pessoas se respeitam umas às outras e com isso fazem pessoas felizes.

  10. Diana Cachada Says:

    Todos os seres humanos nascem livres… Todo o indivíduo tem direito à vida,liberdade…


  11. “A liberdade, ao fim e ao cabo, não é senão a capacidade de viver com as consequências das próprias decisões.”

    “Prefiro morrer de pé a viver sempre ajoelhado.”

  12. Miguel Lima Says:

    A liberdade não se esgota só demora a vir
    Ninguém é mais escravo do que aquele que se considera ser livre

  13. Isabel Sá Says:

    Para mim a liberdade é poder exprimir o que sinto,poder dar opinião, poder sair de vez em quando, mas ser responsável e também saber escolher as companhias e ser consciente daquilo que faço.Ter as minhas próprias escolhas.

  14. Flávia Dias Says:

    Para mim a liberdade é não estar preso, é estar livre, é viver a vida sem ter medo do que possa acontecer, é não fugir ás regras…É poder expressar as suas ideias sem receber alguma consequência. É saber dizer sim àquilo que acho que é bom, e não àquilo que acho que esta errado. Liberdade é isto, a Liberdade nunca acabará pois cada pessoa sabe o que fazer na sua vida!

  15. Ivan Gomes Says:

    Não é livre quem não tenha obtido domínio sobre si mesmo.

    Liberdade significa responsabilidade, É por isso que tanta gente tem medo dela.


  16. A liberdade é ser livre de fazer o que queremos, é não precisar de ninguém para fazer algo.


  17. Liberdade não é fazer tudo o que queremos mas sim fazer o que devemos…

  18. carla enes Says:

    Liberdade é ser livre.
    Liberdade é poder fazer o que queremos.
    Liberdade é ser responsável.
    Liberdade é agir correctamnte sem prejudicar o próximo.


  19. Era Abril de águas mil no silêncio da manhã
    Capitães, majores e praças e com o povo apoiar
    Destruíram o regime que Salazar construiu
    E gritaram liberdade e mataram a saudade
    E o grito que se ouviu entre campos e cidades
    Era um grito de revolta e enorme confiança
    Um pais cheio de esperança e a pensar na mudança
    Com liberdade e responsabilidade.

  20. João Soares Says:

    Olá, Paulo Faria e Alunos
    Gostei do que li e adicionei o vosso blogue no meu Dossier Educação.
    Espero que aprecies(m) o meu trabalho tanto no blogue como na Escola 2.0
    Abraços

  21. paulo faria Says:

    Olá, João.
    Tive o cuidado de ver o trabalho que desenvolvem em “Bioterra”. Embora o nosso trabalho seja pensado e realizado no âmbito da língua portuguesa, terei muito gosto em divulgar “Bioterra”, quer a todos os alunos que fazem parte deste espaço, quer aos meus colegas.
    Saudações.


Deixe uma Resposta

