O reconhecimento do vosso trabalho

6 Março 2008

No dia 29 de Fevereiro fui surpreendido com uma notícia da Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, que passo a transcrever:

“O júri do Desafio – Promovendo a Inovação e a Criatividade – Modalidade Exemplo de Boas Práticas reuniu no dia 28 de Fevereiro para avaliar os projectos participantes no Desafio.
Assim, vimos por este meio felicitar os professores e alunos participantes no projecto “Integração Curricular das TIC no âmbito da Língua Portuguesa” apresentado pelo Agrupamento de Escolas de Vila Cova e a Escola Básica Integrada de Vila Cova. Este projecto representará as Escolas do 3º Ciclo e Escolas Secundárias numa conferência dedicada à Educação a realizar na Eslovénia no âmbito da Presidência Eslovena do Conselho da União Europeia”.

Um agradecimento muito especial a todos os alunos do oitavo ano pelo empenho que sempre colocaram neste projecto.

Não posso deixar de lembrar aqui outras pessoas que contribuíram com a sua participação, pelo que deixo também aqui uma palavra de gratidão, especialmente aos professores: Aires Vaz, Alcina Silva, Laura Narciso, Pedro Dias; aos escritores Luísa Ducla Soares, Jorge Manuel Marmelo e Jorge Reis-Sá.

À professora Altina Ramos da Universidade do Minho, a amiga crítica deste espaço, obrigado pela força que sempre nos transmitiu e por todas as sugestões que continuará a dar.

32 Responses to “O reconhecimento do vosso trabalho”

  1. Diana Barros Says:

    O blog trouxe incentivou-nos a ler cada vez mais, a ler, os computadores também trouxe mais empenho e mais participação e assim também pode-mos tirar dúvidas no fim-de-semana ou nas férias ou professor

  2. igor Says:

    Eu acho que o blog esta bem assim, ajuda-nos a desenvolver o nosso espirito de leitura e de escrita.
    Temos que continuar assim.


  3. Eu penso que o blog é excelente, para nós praticamos a nossa lingua e para nos incentivar a ler e a escrever.
    Eu acho muito bem nós representarmos Portugal e isto vai me incentivar ainda mais do que estava incentivado.

  4. Fábio Says:

    Eu acho que a vinda dos computadores veio a estimular os alunos a ler mais e a escrever mais no blogue porque assim os alunos querem escrever para irem para os computadores. Assim estamos mais perto do professor, e ele está mais disponível.

  5. daniela Says:

    Acho que este projecto foi uma mais valia para os alunos.Eu como aluna considero interessante,pois incentiva os alunos a lerem e ao ler desenvolvemos o nosso vocabulário.
    Devemos levar este projecto para a frente.
    Parabéns ao professor Paulo Faria.


  6. Eu acho que é uma ideia inovadora e nova.
    O blog faz com que nós os alunos leiamos mais livros e escrevamos mais.


  7. Eu acho que esta vitoria foi merecida, porque os blogs estão muitos bons.
    este método de ensino e muito bom para os alunos estarem mais presentes nas novas tecnologias.
    o blog do sor e muito colaborativo para os alunos

  8. Paula Machado Says:

    Queria de começo dar os parabéns ao professor Paulo Faria por o óptimo trabalho que fez. Acho que todos tabalhámos em equipa e que merecemos vencer.
    Os blogs foram uma mais valia para nós, porque nos incentiva a ler e a escrever.
    Mais uma vez parabéns a todos pelo óptimo trabalho que desenvolvemos.

  9. Helder Leal Says:

    Eu acho que os computadores vieram trazer mais vontade de escrever e também de ler.
    Com isso eu acho que comecei a ler mais e a escrever. Também é bom porque o professor esta sempre disponível

  10. Rui Batista Says:

    O blog é importante porque veio estimular a leitura dos alunos. Assim podemos ler e escrever mais.Os computadores são importantes porque os alunos querem ir para os computadores e assim tem de ler e escrever.Eu acho que é uma ideia excelente.


  11. Os computadores trouxeram mais motivação para os alunos escreverem mais, e também lerem.
    Assim o professor fica mais disponível para ajudar os alunos pela net, e ao lermos os textos uns dos uns outros aprendemos mais.

  12. Rui Says:

    Eu acho que os computadores dão um mais gosto pela escrita e pela leitura.
    Eu comecei a ler e a escrever muito mais.
    E o professor está sempre disponivel e isso ajuda

  13. Pedro Santos Says:

    Os computadores são importantes porque foram neles onde criamos os blogs, pesquisamos e trabalhamos.
    O blog é muito util para que os alunos aprendam a utiliza-lo, para que se dediquem mais aos livros de leitura e fazer os resumos desses livros e para depois os publicar- isto quer dizer lêr mais,e escrever no blog.

  14. João Costa Says:

    Eu acho que os computadores trouxeram-me mais vontade de ler e de escrever que no outro ano. Eu gostei também da ideia dos bloges muito interessante porque põem-nos mais activos e o professor pode-nos tirar dúvidas sem ser na escola

  15. Rafaela Says:

    A chegada dos computadores a sala de aula foi muito importante para os alunos. Foi este o ano em que eu li mais livros e isso obriga a escrever mais.
    Eu achei muito interessante a ideia do blog porque assim o professor esta mais disponível para os alunos e ajuda a estudar para os testes.

  16. Andreia Lopes Says:

    A chegada dos computadores à sala de aula foi importante porque deixou o professor mais disponível e em contacto com todos os alunos, incentivou a maioria dos alunos a participarem cada vez mais nas actividades propostas, e a criarem um bom hábito de leitura. Os blogues são uma grande prova de que todos os alunos do 8º ano estão empenhados em fazer sempre melhor. Eu este ano estou a ler muito mais do que lia o ano passado.

  17. Joel Miranda Says:

    Eu acho que os computadores conseguiram trazer muito mais interesse para os alunos escreverem mais e lerem ainda muito mais.
    E assim podemos estar sempre que quisermos com o prof.

  18. Isabel Sá Says:

    Acho que foi e é importante os computadores estarem na sala de aula. Eu comecei a ler muito mais desde o 7ºano quando fizemos o nosso blog, assim sempre que lia-mos ou fizesse-mos um trabalho podía-mos publicar no blog.E também acho que o professor está mais disponível para nós.

  19. Miguel Lima Says:

    Eu acho que a vinda dos computadores foi um grande incentivo a trabalhar-mos mais


  20. Eu acho que os computadores incentivaram muito mais os alunos a ler e escrever eu nunca tinha lido um livro na minha vida e agora já li, acho que isto deve continuar assim, estou a gostar muito.

  21. Flávia Dias Says:

    A vinda dos computadores para a aula foi uma óptima ideia.
    Com isso acho que a leitura dos alunos aumentou bastante, como a maneira de escrever.

  22. Ivan Gomes Says:

    Os computadores são uma boa ajuda para nos incentivar.
    Eu comecei a ler o qual eu não fazia e a escrever mas cada vez gosto mais sinto-me mais empenhado e gosto dos textos que faço só que dou muitos erros ortográficos.
    O professor está mais presente quando nós precisamos e dá mais ajuda nas ferias, nos fins de semanas quando nós tivermos duvidas.


  23. Acho que termos a nossa disponibilidade os computadores foi muito bom para desenvolvermos as nossa capacidade escrita e de leitura porque nos ajudou a criarmos habitos de leitura.

  24. Nuno Neiva Says:

    A vinda dos computadores para as aulas incentivou os alunos, na forma de escrever e faz com estejamos ligados mais ao mundo de hoje. Este ano lectivo reparei em mim próprio que li cada vez mais e isso obriga a escrever cada vez mais. O blog também foi uma ideia genial.

  25. André Costa Says:

    Eu acho que os computadores foram uma incentivação para nós começamos a ler.Eu comecei a ler mais do que o que lia antes de andar no 7º ano.


  26. A chegada dos computadores à sala de aula foi muito bom nunca pensei que uma aula de Língua Portuguesa fosse ajudada por computadores. Desde que o blog começou, comecei a ler muito mais e a interessar me mais pela escrita. O professor está muito mais presente nas coisas que fazemos e sempre que quisermos por alguma questão e estamos num fim-de-semana ou nas férias não precisamos de esperar pela aula para tirarmos as dúvidas.


  27. Quando começamos a usar os computadores na sala de aula, foi muito bom nunca pensei que uma aula fosse ajudada por computadores. Quando fiz o meu blog comecei a ler mais e a interessar me mais pela escrita.

  28. Carla Enes Says:

    A vinda dos computadores para a aula foi muito interessante porque à cada vez mais pessoas no mundo a utilizar computador e Internet. E com o computador e Internet, podemos criar o blog, onde podemos por o resultado final de uma leitura ou até mesmo da nossa imaginação.
    Eu agora leio mais, apesar de não ser todos os dias, mas quando leio, não quero parar porque gosto de ler. Também escrevo mais.
    O Profe está mais disponível porque sempre que temos uma dúvida podemos contactar através do blog.

    PARABÉNS, foi uma excelente ideia.

  29. Rita Zurrapa (DGIDC/CRIE) Says:

    Olá a todos!
    O meu nome é Rita Zurrapa. Sou professora e estou requisitada no Ministério de Educação na equipa CRIE. Fui uma das responsáveis por este Desafio.
    Estas respostas são mais uma prova que o vosso projecto merece ser divulgado como uma boa prática a seguir.
    Mais uma vez PARABÉNS pelo trabalho desenvolvido.
    Continuem com este entusiasmo.


  30. De facto a ideia da criação do blog foi fantastica, muito boa mesmo, incentivou-nos a ler, a escrever e por fim o blog melhorou muito a nossa qualidade de escrita….
    Foi uma ideia 5*****…
    PARABENS AO NOSSO BLOG….

  31. Pedro Says:

    Novamente, muitos parabéns!

    O prémio é merecidíssimo não só pela mais-valia que trouxe à aprendizagem dos alunos como também pelo profissionalismo que o professor Paulo demonstra em todos os trabalhos onde “põe as mãos”.


  32. Comecei a produzir mais textos e desenvolvi cada vez mais a minha leitura e escrita. Esta iniciativa dos computadores na sala foi uma iniciativa muito boa. Foi graças ao Blog e ás actividades que fizemos nos computadores que eu e decerteza que os meus colegas também começaram a produzir mais e melhor. Espero que continuemos a trabalhar, a produzir e a melhorar tudo o que pode ser melhorado. Conclusão, ~foi graças ao trabalho dos alunos e ao trabalho do professor Paulo Faria que ganhamos o 1º lugar no concurso ao qual concorremos.

    Parabén ao nosso blog!!


Deixe uma Resposta

