Objectivos para o teste

1 Março 2008

Ficam aqui os principais objectivos para o teste. Se tiverem alguma dúvida, já sabem: não a guardem, deixem-na na caixa dos comentários.

  • Identificar aspectos relevantes da biografia de Sophia de Mello Breyner Andresen;
  • Identificar figuras de estilo e reconhecer o seu valor estético;
  • Distinguir a ordem textual da  ordem real dos acontecimento;
  • Identificar processos de alteração da ordem textual dos acontecimentos;
  • Distinguir as personagens quanto ao relevo e composição;
  • Rever a utilização dos pronomes;
  • Identificar no texto indícios de um final trágico;
  • Compreender a simbologia de vários objectos;
  • Relembrar a classe dos advérbios;
  • Identificar os elementos comuns aos dois contos (de Sophia e o conto tradicional);
  • Análise morfológica e sintáctica:
  • Divisão de orações (não esqueçam as orações condicionais);
  • Transformação do discurso directo para indirecto (ter em atenção as marcas distintivas de um e de outro).

Bom trabalho!

Anúncios

14 Responses to “Objectivos para o teste”

  1. Pedro Says:

    peço desculpa pelo “off-topic”,
    mas acho muito interessante o facto de anunciares os objectivos da avaliação aos teus alunos; quando há professores que os escondem dos colegas, dizendo que eles não os podem conhecer antes de ser avaliados…

  2. Ivan Gomes Says:

    Obrigado stor por os objectivos mas são muitos e temos bue de testes para estudar .

  3. Paulo Faria Says:

    Gosto de te ver com essa preocupação por estudares.

  4. Paulo Faria Says:

    Olá, Pedro,
    eu sei que há quem conteste este método; no entanto, gosto de dar a conhecer claramente os objectivos, aula a aula, que nos propomos em cada unidade didáctica. E isto não passa daquilo que se faz na avaliação formativa, pois nada do que aqui está é novidade para nenhum dos alunos, apenas se faz para sistematizar, arrumar melhor alguns conceitos mais teóricos. Não quer dizer que haja alunos ainda com muitas dúvidas, mas vamos devagarinho.

  5. Gabriel Vilas Boas Says:

    Olhe sor o que voce quis dizer com “distinguir a ordem real com a ordem dos acontecimentos”…
    responda rapido…

  6. Diana Vale Says:

    ainda bem que você teve a exelente ideia de por os objectivos do teste no blog!assim e mais facil para estudar.

  7. Paulo Faria Says:

    Lembras-te, Gabriel, de falarmos de analepse, prolepse, elipse e sumário; de o tempo da narrativa poder ser diferente do tempo cronológico. Revê os teus apontamentos.

  8. Gabriel Vilas Boas Says:

    Ah, ja sei… eu tenho isso no caderno
    obrigado sor…

  9. Diana Manuela Says:

    Sr.Professor tenho uma dúvida num dos objectivos para o teste: “Identificar processos de alteração da ordem textual dos acontecimentos”. O que é quer dizer em concreto? São aqueles apontamentos sobre o analepse, prolepse, elipse e resumo?

  10. Paulo Faria Says:

    Sim, Diana. Bom trabalho.

  11. Ana Rita Duarte Says:

    Professor eu queria saber o que é que nós temos que saber em relação á biografia de Sophia de Mello Breyner Andresen. Podia explicar melhor… Obrigada.

  12. Paulo Faria Says:

    Lembras-te certamente de falarmos de alguns marcos biográficos que considerei importantes? Revê os teus apontamentos. Mas o mais importante, como sabes, é conhecer bem o conto.
    Bom trabalho

  13. Sofia Vale Says:

    Bom dia senhor professor, agradeço desde já por ter colocado este post com os objectivos para o teste, assim conseguimos organizar melhor o nosso estudo. Tenho uma pequena dúvida:

    Lúcia calçava o seu sapato de brilhantes.

    Na análise sintáctica “de brilhantes” é o aposto ou o complemente determinativo?

    Obrigado…

  14. Paulo Faria Says:

    Complemento determinativo de matéria. Até logo.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: