Luísa Ducla Soares – O Rapaz Chinês

15 Outubro 2007

 

Para o segundo desafio da actividade do Clube dos Poetas, Escritores & Companhia, a escritora Luísa Ducla Soares teve, também, a amabilidade de responder à nossa solicitação, enviando-nos este texto.

Leiam-no com atenção! Dêem largas à imaginação e comecem já a escrever as vossas histórias.

 


Não se encontra loja mais barata que a Pérola de Macau. Tem de tudo: coisas úteis e inúteis, habituais e exóticas, toscas e delicadas. Por isso, na véspera de Natal, formam-se bichas apressadas mas hesitantes nos seus dois corredores, entre as estantes atafulhadas.
Até ao início das férias era um casal de chineses recém-chegados que atendia os fregueses. Sabiam uma dúzia de frases em português que misturavam com gestos e sorrisos.
Que quele ? Pode vele.
Faziam as contas nas costas de um papel impresso com gatafunhos orientais e apresentavam-nas aos clientes, silenciosos.
Mas em meados de Dezembro meteram o sobrinho, que anda na escola, como ajudante. Na verdade é ele quem orienta a loja. Magrinho, com olhos em bico, parece movido a electricidade. Recebe as pessoas à porta, condu-las até à prateleira das molduras, das velas, das porcelanas, faz sugestões, indica preços.

31 Responses to “Luísa Ducla Soares – O Rapaz Chinês”

  1. Miguel Lima Says:

    Olá Luísa Ducla Soares,
    gostei muito da sua história! Já comecei a escrever a continuação. Para mim é uma das escritoras que eu mais gosto. O ano passado li os contos do Eça de Queirós e gostei muito. Também tem poemas muito fixes.

  2. Diana Cachada Says:

    Gostei muito as sua história e dos seus livros também. Espero que continue a lançar mais desafios

  3. Sofia Vale Says:

    Gostei do texto, está muito giro, vou começar já a escrever a continuação do texto. Já agora podia dizer-nos qual é o seu livro que mais gostou de escrever?

  4. ivan Says:

    Gostava de ler um livro seu. Qual é que me sugere?
    Ah, também gostei do desafio, estou já a escrever uma história acerca do menino chinês.

  5. Diana Cachada Says:

    Gostei muito das suas histórias e dos seus livros também. Espero que continue a lançar mais desafios

  6. Ivone Sá e Helena Costa Says:

    Concordamos com os nossos colegas. O texto é um pouco difícil de continuar mas vamos fazer o nosso melhor. Obrigado por esta oportunidade.

  7. joao pedro Says:

    Queria agradecer por nos ter incentivado a escrever cada vez mais.
    o texto e interessante só falta dar asas a imaginação


  8. Olá,
    espero que esteja tudo bem consigo.
    Para já digo que é uma excelente escritora e que os seus contos são fabulosos.
    É uma escritora que eu admiro muito.
    Gosto muito de alguns ds seus contos, como por exemplo:
    “O Gato e o Rato”
    “Abcedário Maluco”
    “Seis Contos de Eça de Queirós”
    “A Carochinha e o João Ratão”
    Espero que corra tudo bem e felicidades.

  9. Nuno Neiva Says:

    Gostei do texto, espero continuar a história da melhor maneira possível. Continue a escrever textos tão belos, quero ter mais desafios, este ano vai ser a arrebentar de tanto escrever.

  10. Flavia Dias Says:

    ola!
    queria-lhe dizer que gostei muito da sua iniciativa de escrever os textos!
    ja li alguns livros seus e gostei muito.

  11. André Costa Says:

    É uma boa iniciativa para nos escrevermos cada vez mais.


  12. Achei este texto muito interessante, gosto muito dos seus livros. Estas propostas vão ajudar muito no desenvolvimento dos alunos, espero que estas propostas continuem. Em breve vou piblicar a continuação do texto no meu blogue. Espero mais propostas!!!

  13. Gabriel Says:

    gosto muito destes textos continue a publicar…


  14. Adorei o texto, e acho uma prposta interessantíssima.
    Fico á espera de mais e boas ideias!!!

  15. Teresa Pombo Says:

    Olá! Parabéns ao professor pela magnífica proposta e aos alunos por abraçarem o desafio e serem tão correctos na vossa expressão em língua portuguesa. É muito importante saber comunicar com correcção! Voltarei!

  16. Paulo Faria Says:

    Uma vez mais agradeço a amabilidade das tuas palavras. Mesmo sem te conhecer, permite-me que te peça um pequeno texto, ou na continuação do conto do Jorge Marmelo ou no da Luísa Ducla Soares. Vá lá, dois parágrafos! Obrigado e até breve.

  17. Hugo Miranda Says:

    Parabéns,eu gostei do ultimo desafio que mandou continue a mandar mais desafios.Eu gostava que me deixasse um comentario no meu blog. Obrigado


  18. ola!! Eu gostei muito do texto que publicou……… e eu espero que continue a lançar mais desafios…beijos da Paula Machado

  19. Helder leal Says:

    Eu gostei muito do texto. Eu ja fiz o desafio e tou a espera demais desafio para fazer.

  20. pedro Says:

    Olá eu gostei muito do seu texto e espero que escreva muitos mais, espero que lance muitos desafios como este.Boa sorte para os seus próximos desafios.

  21. Joel Mirnda Says:

    Gostei muito do desafio, mais ainda estou a meio. Continue a dar-nos mais desafios.

  22. Ricardo Sa Says:

    Adorei o desafio ainda não comecei a escreve-lo mas vou já começar. Espero mais desafios destes.

  23. noémia matos Says:

    gostei muito deste texto…e também gostava que fizesse mais desafios como este…continue assim…


  24. gostei muito das suas histórias e dos seus desafios… os seus livros também são muito bonitos… vou requisaitar outro livro pra ler outra vez.

  25. Diana Sá Says:

    Achei o texto muito original. Acho que esta iniciativa nos ajudará muito a desenvolver o pensamento.
    Os alunos ficam entusiasmadíssimos com estas propostas de trabalho.
    Porque se lembrou da China(por seresm muitos)?
    Um abraço, e muitos sucessos literários.

  26. Rui Says:

    Ola gostei do seu texto publique mais

  27. Luísa Ducla Soares Says:

    Queridos amigos,
    Gostei muito de ler os vossos comentários.
    A Sofia pergunta-me qual o livro que mais gostei de escrever. É um pouco difícil de responder porque já escrevi 90. Talvez Poemas da Mentira e da verdade, O soldado João, A cavalo no tempo…
    O Ivan pede para lhe sugerir a leitura de um livro meu.Aconselho O rapaz e o robot.
    Fico aguardando as vossas histórias com todo o interesse e curiosidade.
    Um agrande abraço da
    Luísa Ducla Soares

  28. ggg Says:

    Gostei muito! A senhora é mutio simpática, vou tentar continuar o texto, adeus! 😉

  29. Carla Enes Says:

    Já realizei e gostei do desafio.
    Acho os desafios uma forma original de dar largas à imaginação.
    Às vezes não me apetece fazer estes desafios, mas sempre que faço descubro que tenho mais imaginação do que penso.
    Estou à espera de dar largas à imaginaçao.

  30. Paulo Faria Says:

    Ainda bem que gostaste, Carla. Gostava que transmitisses esta determinação aos teus colegas.


Deixe uma Resposta

