Challenges2007
19 Maio 2007
Como já tive oportunidade de vos dizer, na quinta e sexta-feita estive presente na V Conferência Internacional de Tecnologias de Comunicação da Educação, que decorreu em Braga, na Universidade do Minho, a apresentar os resultados dos trabalhos dos nossos blogues.
Foi muito importante estar presente no Challenges 2007, porque permitiu trocar experiências em torno da inovação educacional com especialistas do nosso país e também estrangeiros. As pessoas com quem tive oportunidade de falar admiraram o vosso trabalho e deram os parabéns pela adesão a este projecto.
Aos alunos do 7º ano agradeço-vos todo o empenho que têm colocado no desempenho das tarefas propostas, em especial para aqueles que lêem e se dedicam à produção escrita como uma actividade continuada. Creio que já existem indicadores positivos e serão seguramente mais recompensadores com o passar do tempo.
1 Junho 2007 at 18:55
Este é um dos trabalhos que me despertou a atenção no Challenges. Ainda não tive a ocasião de ler o testo presente nas actas e a resolução do poster também não permite uma ideia geral, por agora.
Também eu considero que a utilização das novas tecnologias poderá incrementar uma boa utilização da língua portuguesa. No entanto, as experiências são poucas e pouco divulgadas.
Contrariamente ao que se julga, o trabalho com as NTIC em contexto educativo não vem “facilitar” a vida do professor, pois, geralmente, é sinónimo de um acréscimo de trabalho significativo para o docente. Tal poderá comprovar-se pela opção de cada aluno ter o seu blogue, neste caso específico, que requerem a moderação do professor. Estou na expectativa de encontrar no texto das actas uma explicação para esta opção, face à possibilidade de ter um blogue para todos os alunos.
1 Junho 2007 at 23:12
Olá, Carlos Vaz,
de facto partilho inteiramente da opinião de que as tic não vêm tirar trabalho, antes pelo contrário: hoje sinto cada vez mais que tenho de responder a uma série de questões e que por vezes nem sempre é fácil. Por outro lado sinto uma relação muito mais próxima, muito mais cúmplice com os meus alunos. relato brevemente o caso de os alunos durante o período da Páscoa colocaram-me questões. Isto significa que a nossa vida, depois do horário normal na escola, não pára mais. Neste momento estou com sérias dificuldades em comentar os trabalhos que os alunos estão a produzir; não deixo, entretanto de os ler e de dar uma palavra de ânimo, no sentido de que têm de escrever sempre. Este projecto iniciou-se sem grandes objectivos, mas espero para o próximo ano lectivo poder dar um contributo mais intenso.
Gostava já de introduzir uma nova dinâmica, que passaria por colocar pequenos vídeos como estratégia para levar os alunos escreverem sobre o que viam. embora já tendo pesquisado no Youtube ainda não encontrei nada que me fosse de encontro ao que pretendia.
obrigado e bom trabalho.
2 Junho 2007 at 0:34
O cartaz está excelente e dá uma ideia do trabalho desenvolvido com e pelos alunos.
Estou certo que será um projecto com continuidade que beneficiará os alunos e fará um professor assim sentir-se orgulhoso.
3 Junho 2007 at 17:45
Agradeço as palavras de incentivo e a a colaboração que tens prestado, ultrapassando largamente as tuas funções no âmbito da Coordenação TIC.
Quanto aos resultados, há um aspecto que me parece positivo e merece ser realçado, que tem a ver com um número significativo de alunos dos 7º ano lerem e escrevem mais do que é normal; depois tenho dados (ainda não tratados) que revelam que o blogue é uma ferramenta que os motiva para trabalhar mais.
Mas, como bem sabes, a aprendizagem de uma língua é um processo complexo, não comparável à resolução de uma equação, ou à aplicação de uma qualquer operação algébrica. Acredito que, nesta fase, o importante é optimizar os processos e os resultados serão uma consequência natural do trabalho desenvolvido.
9 Junho 2007 at 1:16
Senhor professor Paulo Faria, comecei por folhear a revista “ Casas das Linguagens” na página 55 que é dedicada ao dia da Mãe consta um erro, o terceiro poema é da minha autoria, como pode confirmar pelo meu blogue, mas lá o nome que consta é “ Diana Miranda do Vale”.
Agradeço desde já a sua atenção.
Diana Sá Nº10 do 7ºB
12 Junho 2007 at 9:46
De facto tens razão, houve um erro na atribuição da autoria do poema.
21 Junho 2007 at 13:38
Peço desculpa por só agora me manifestar, mas ando perdida com o trabalho de e para as turmas (10) e desejaria que o dia fossem duas rotações para eu me re-orientar… só tenho a dizer que “uma única acção bem realizada vale por um milhão de boas intenções”, não sei quem disse mas sabia do que falava. Pude constatar o crescente empenho dos alunos assim como a motivação pela criação, o fazer algo seu. Parabéns.