Proposta

21 Março 2007

Sabias que a aprendizagem da língua materna é provavelmente o factor que mais influencia o êxito escolar?
Como sabes, só praticando é que se aprende. Por isso, sugiro que escrevas acerca dos quatro tópicos abaixo indicados e dá asas à tua imaginação! O importante é que escrevas sem medos nem limites.

  • Um dos objectos que utilizas diariamente ganhou vida e o dom da linguagem. Escreve o diálogo que tens com ele.
  • Atravessaste um espelho e encontraste um mundo que é o contrário daquele a que estás habituado. Como é esse mundo?
  • Imagina uma história a partir das seguintes palavras: “branco”,”mentira”, “dançar”, “salgado”.
  • Tornaste-te invisível! O que fazes? Onde vais? Como te comportas em relação aos outros?

Não esqueças de, nas férias da Páscoa, levar um livro à tua escolha da biblioteca e de fazeres o respectivo resumo. Se precisares de ajuda, já sabes.
Diverte-te!

8 Responses to “Proposta”

  1. Altina Says:

    Ena!
    Andei a passear pelos blogues dos alunos e fiquei completamente admirada com a quantidade e a qualidade dos textos produzidos!
    E ainda dizem que os jovens não gostam de escrever? Um professor atento e competente, tecnologias fáceis de usar, ensino quase individualizado da escrita e uns pozinhos de incentivo… dá nisto!
    Parabéns, Paulo, para si e para eles. Com um reforço para eles!
    Ainda há pouco o barco estava de saída e já vai em alto mar! Bons ventos!

  2. Paulo Faria Says:

    Obrigado, professora, pela palavras de incentivo. Sabe que nem sempre tem sido fácil dia a dia, aula a aula incentivar os alunos a que escrevam. Depois, creio que a integração das tic ainda não é pacífica na escola, pois parece-me que projectos deste género são olhados com alguma desconfiança. Eu estou seguro que isto não passa de uma estratégia e, nessa perspectiva, é uma ferramenta de que me vou servindo. Claro que também sei que está muita gente à espera de resultados; mas nós sabemos que o ensino de uma língua é um processo complexo e não se podem criar expectativas irrealistas.
    O que me vai dando folgo necessário para aguentar a maratona é, por exemplo, alunos, que ontem, domingo, fizeram postagens. Fantástico, não é? E isso faz toda a diferença. Mas também não me esqueço que muitos alunos ainda nem fizeram um post… Vamos com calma. Obrigado.

  3. Andreia Santos n.º3 7.ºA Says:

    Professor eu tenho uma duvida nos tópicos que deu aqueles dos textos no segundo, o do espelho eu na minha história pus que encontrei 2 mundos pode ser?

  4. Paulo Faria Says:

    Olá, Andreia,
    se bem percebi a tua dúvida, perguntas se no ponto dois podes criar dois mundos em vez de um, como sugeri. Se essa é a dúvida, como estamos perante um a construção de narrativas ficcionais, tens a liberdade para escreveres sem receios dentro das temáticas sugeridas. Deves, sobretudo, centrar a tua preocupação na correcção da expressão escrita. Bom trabalho e boa Páscoa.

  5. Ana Gomes Says:

    sr. prof queria lhe dizer que mudei de blog
    agora é anag7b.blog.pt

  6. Tiago Miranda Says:

    O Gabriel Vilas Boas copiou por mim um dos textos que mandou fazer por isso eu gostava que lhe disse-se que não pode ser assim porque pode penalizar colegas

  7. Ivone Sá Says:

    Professor, queria informá-lo que o meu blogue foi mudado e está agora em http://ivone_sa.blogs.sapo.pt e os textos são os mesmos, já agora que este por actualizar está fechado, só consegui escrever-lhe isto agora.

  8. Ivone Sá Says:

    já não precisa de alterar, mas pode visitá-lo, não consegui fechá-lo mas já alterei algumas coisinhas


Deixe uma Resposta

